O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Rio das Velhas (CISMEV) recebeu os kits operacionais — compostos por veículos e equipamentos de aspersão — para o combate à dengue em 35 municípios pertencentes à Regional de Saúde de Sete Lagoas. A entrega foi realizada após a contratação da empresa especializada responsável pela aplicação do fumacê.
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo de Minas Gerais de descentralização das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Por meio da parceria com os Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Estado busca garantir maior agilidade na resposta às demandas regionais, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz.
Com os kits já em posse do consórcio, o CISMEV aguarda o cronograma estadual para iniciar a aplicação do inseticida nos municípios com maior incidência de casos. A ação visa controlar a proliferação do mosquito transmissor e reduzir o número de notificações, que vem apresentando crescimento nas últimas semanas.
Segundo a Secretária Executiva do CISMEV, Magna Fonseca, a nova estratégia possibilita uma cobertura mais eficiente e adaptada às realidades locais. “Com a entrega dos kits e a contratação da empresa, conseguimos iniciar de imediato o trabalho nas áreas críticas, ampliando a cobertura e intensificando o combate ao mosquito. Esses três kits possibilitam uma atuação eficaz nos 35 municípios, especialmente nas áreas com maior vulnerabilidade”, afirmou.
O Governo do Estado reforça que, além da aplicação do fumacê, é fundamental que a população mantenha os cuidados preventivos dentro de casa, eliminando focos de água parada e colaborando com as equipes de saúde durante as visitas e orientações.

